Otimização SEO com WordPress

Otimização SEO com WordPress

WordPress é um dos mais conhecidos e utilizados CMSs (gerenciadores de conteúdo) de todo o mundo. Sua grande fama não é à toa: além de uma excelente plataforma para blogs, o WordPress é tão poderoso que milhões de sites em todo o mundo são movidos por essa ferramenta que é tão amada pelos seus usuários. No mundo do SEO, WordPress é sem dúvida a ferramenta preferida da maior parte dos usuários pela sua facilidade e flexibilidade. A Conversion preparou o Guia de Otimização SEO com WordPress, para você obter os melhores resultados com seu site WP.

Neste guia de Otimização SEO com WordPress, iremos dissecar todo o WordPress do ponto de vista dos sites, não dos blogs, para que você aprenda a tirar o máximo proveito dos recursos e saiba aplicar as melhores técnicas de SEO, para alcançar os melhores resultados e – por que não? – o primeiro lugar no Google para as suas palavra-chaves mais desejadas, com foco em sites institucionais.

O WordPress não faz milagres com sites, mas é um excelente começo. Aproveite o melhor do WordPress SEO e tire suas dúvidas nos comentários!

Por que Otimização SEO com WordPress

Muitas pessoas já familiarizadas com publicação de sites na internet se perguntam: Por que usar o WordPress para SEO ao invés de outras ferramentas como Joomla!, Drupal ou gerenciadores de conteúdo em linguagens como ASP, .Net e Java?

A resposta para essa pergunta são muitas, desde a facilidade e baixo custo de implementação até o fato de que o WordPress atualiza o código-fonte para adequar-se aos padrões do Google mais rapidamente que os demais gerenciadores de conteúdo (CMS). Um exemplo disso é o uso de negrito para para destacar a palavra-chave: o Joomla! até o ano passado colocava a tag <b> para negritar o texto ao invés da tag <strong>, que o Google considera já faz algum tempo como a tag “oficial” para enfatizar. Isso obviamente é um detalhe, mas SEO é o jogo de ganhar em todos os detalhes.

Vários outros pontos técnicos no WordPress tornam o código otimizado, diferenciando o WordPress para SEO das outras plataformas.

WordPress SEO by Yoast

Por falar em plugin, vamos usar ao longo deste artigo um plugin que é um verdadeiro canivete-suíco do SEO. Chame-se WordPress SEO by Yoast e é o mais completo plugin de SEO e que dá menos problemas de compatibilidade com outros plugins no site. Com o WordPress SEO by Yoast você não precisa instalar um plugin para Sitemap, um para Breadcrumb, um para Title e Meta description, porque o WordPress SEO tem todas essas funções.

Além disso, esse plugin aparece na tela de edição das páginas e posts com um campo para definir qual palavra-chave você quer focar, então ele faz um verificação de diversos critérios de SEO on-page, que você não pode esquecer na hora da publicação do conteúdo. Basta salvar rascunho e depois clicar na aba “Page Analysis” do plugin que já aparecerá quais pontos você deve alterar para ter uma página otimizada.

Para prosseguir, será necessário ter o WordPress SEO by Yoast instalado em seu site.